Fortaleza, Saïdia, Marrocos

SAÏDIA

A pérola azul de Marrocos

Desde que integrou o protectorado francês de Marrocos, em 1913, tornou-se num destino popular entre os franceses, tendo sido convertida numa estância balnear. A conquista da independência não diminuiu o interesse dos visitantes tendo-se tornado, esta região marroquina, num dos principais pólos turísticos do país. Em 2003 foi iniciado um megaprojecto hoteleiro e imobiliário com o objectivo de criar, na região, um aumento de 28 000 camas na oferta turística de Saïdia. Em 2009 o rei marroquino, Mohammed VI, inaugurou as primeiras estruturas do empreendimento: 2 hotéis de 5 estrelas, uma marina com 300 lugares, um centro comercial e um campo de golfe de 18 buracos!

praia de Saïdia

Paragens “obrigatórias”

O Centro histórico, onde as ruas estreitas, as portas das casas, as praças e terraços, as lojas e cafés, formam o ambiente de uma almedina tradicional. É o lugar ideal para passear e fazer compras. Junto ao mar estende-se La Corniche (na Boulevard Mohamed V), o passeio marítimo da cidade, lugar de encontro e de passeio ao entardecer, tanto de locais como de veraneantes. Na Boulevard Moulau Rachid visite o Casbá, uma magnífica fortaleza do século XIX, mandada construir pelo sultão Hassan I. E, claro, não se perca na “cor-fusão” do mercado semanal, ao ar livre, que se realiza todos os domingos entre a Casbá e a zona comercial: o Zoco (souk).

Todos os anos, no verão, decorre em Saïdia um enorme festival de música tradicional.
O Clima de Saïdia é do tipo mediterrânico semiárido, bastante ameno ao longo de todo o ano com excepção no Verão, altura em que o termómetro pode chegar aos 40ºC. A época mais chuvosa é entre outubro e março. Em julho e agosto praticamente não chove.

Fontes: Viajar Tours | Wikipedia
praia de Saïdia

Saïdia, com a sua bela baía e a sua praia de 14 quilómetros de areia fina, é um resort moderno, que soube respeitar as características arquitectónicas do seu país. Ali poderá dar um passeio ao longo da praia, bronzear-se e mergulhar nas águas turquesas e transparentes do Mediterrâneo, que convidam a relaxar e desfrutar. O novo porto desportivo, que conta com 850 amarras, é um ponto de visita obrigatório, onde encontrará escolas de vela, de mergulho e esqui aquático, restaurantes, lojas e bares. Saïdia possui um excelente campo de golfe de 18 buracos, que oferece umas fantásticas e relaxantes vistas. Poderá também aproveitar a sua estadia para visitar a capital da região oriental de Marrocos: Oujda, a uns 60 quilómetros a sul da estância balnear. A cidade possui uma bela Medina, cuja antiga cidadela se impõe sobre uma escola de Corão do século XIV. Oujda também convida a explorar os seus belos mercados, um lugar de sonho para ouvir música garnatí, os melancólicos acordes árabes e andaluzes. Sendo um ponto de partida ideal para visitar a região, em Saïdia poderá realizar numerosas excursões de carácter natural e cultural: os oásis de Figuig e de Sidi Yahya, as montanhas de Beni Snassen, o vale de Zegzel, a praia de Ras El Ma, e muitos outros pontos de interesse. Saïdia é, sem dúvida, a mais recente estrela das estâncias balneares de Marrocos, num Mediterrâneo ainda bem conservado!

praia de Saïdia
Mapa - praia de Saïdia

GOSTOU DESTE DESTINO?

Gostaria de saber mais sobre este destino? Fale connosco e peça-nos informações sobre preços, datas de viagem e hotéis recomendados.

Contacte-nos

Receba a NossaNewsletter.

Receba informações exclusivas e sugestões de viagem, antes de toda a gente e chegue primeiro às nossas ofertas e promoções.

Iupiii! A sua inscrição foi efectuada com sucesso.

Afixe no Pinterest

Partilhe Isto