Consulte o nosso FAQ – Perguntas Frequentes.

O mercado das passagens aéreas não é tão linear como aparenta ser. Muitas vezes encontramos passagens aéreas para o mesmo destino com os preços muito variados e perguntamos porquê. Vamos tentar dar-lhe uma explicação.

Estamos habituados a distinguir as passagens aérea em duas categorias:

  • Primeira Classe (ou Executiva – existem companhias que fazem esta distinção e têm, inclusive, lugares distintos nos seus aviões para esta distinção)
  • Classe Económica

Para o viajante é esta a principal distinção que interessa, mas na realidade, as companhias aéreas fazem uma distinção ainda mais pormenorizada, podendo os bilhetes de Classe Económica ter valores completamente distintos, assim como os da Classe Executiva, ou Primeira Classe.

A título de exemplo, um passageiro a efectuar um voo Porto-Paris-Porto poderá ter pago um valor final de 200,00 Euros e ao seu lado, viajando nas exactas mesmas condições físicas, pode ir um passageiro que tenha pago 300,00 Euros, ou um passageiro que tenha pago 100,00 Euros.

Os valores também diferem de companhia aérea para companhia aérea, das taxas aplicadas, das escalas efectuadas, pode estar sujeito a impostos, pode ser uma tarifa promocional. Os preços dependem também da validade da tarifa e dos prazos de emissão e pagamento.

Tenha em atenção de que as passagens aéreas estão também sujeitas a variadíssimas taxas: segurança, aeroporto, combustível, impostos, etc., que estão sempre sujeitas a alteração sem aviso prévio. A única forma que tem de garantir que irá pagar o preço que lhe deram, por determinada passagem aérea, é efectuando o pagamento de imediato. Desta forma, mesmo que as taxas ou as tarifas mudem, a companhia aérea terá sempre de respeitar as condições em que o passageiro comprou o seu bilhete.

(NOTE: quantas mais escalas uma viagem tiver, mais caro será, tendencialmente, o bilhete pois irá pagar mais taxas de aeroporto, no entanto, pode conseguir um valor final mais económico pois poderá combinar tarifas de voos menos procurados – mais baratos)

 

Pode consultar mais documentação sobre os seus direitos e deveres nestes endereços:

 

Veja aqui a resposta a algumas das questões mais frequentes:

[qa]

Dúvidas e Questões?

Tem alguma dúvida ou questão que nos queira colocar? Então venha falar connosco.

Pin It on Pinterest

Share This